Infográficos para o jornalismo contemporâneo

TCC apresentado ao curso de Comunicação Social da Unijuí para obtenção do grau de bacharel em Jornalismo. Os direitos são reservados, mas ma melhor ideologia de creative commons, a inspiração é livre e estimulada!

Comunicar é intrínseco à humanidade. Foi graças ao contínuo desenvolvimento de códigos lingüísticos que culturas se estabeleceram, sociedades se desenvolveram e identidades se consolidaram ao longo dos séculos. Sempre organizada a partir de grupos socioculturais, é pela comunicação que se dá o fluxo de toda a sorte de informações entre os sujeitos. Todavia, instaurada a pós-modernidade a partir de meados do século XIX, fruto de revoluções sociais e industriais, os valores culturais que norteavam o indivíduo foram desestruturados. Sua identidade, então, fragmentou-se, inspirada em inúmeras referências desconexas de diferentes manifestações artístico-culturais. Isso se refletiu diretamente na comunicação que, industrializada, teve sua produção deslocada do sujeito para a indústria.

Assim, novas formas passaram a discutir as mensagens e transitar entre diferentes estilos, buscando efetivar estratégias de sucesso para atingir os receptores. Aliados tanto às práticas de comunicação como de design, os infográficos figuram como uma opção diferenciada, somando mensagens visuais e textuais em um único meio e elencando a elas igual importância, fomentando novas práticas do consumo comunicacional, mais abertas à construção coletiva de conteúdos e significados.

Na íntegra aqui: Infográficos Superinteressantes – Uma proposta para o jornalismo informativo

Palavras-chave: Cultura, Pós-modernidade, Jornalismo, Infografia.

 

Advertisements